Equipamentos

1.  Cromatografia

1.1. Cromatografia de Partição Centrífuga (CPC)

Localização: Laboratório de Farmacognosia (Sala J204)

Informações sobre o equipamento: A Cromatografia de Partição Centrífuga é uma técnica de cromatografia líquido-líquido, a qual duas fases líquidas imiscíveis são misturadas para formar um sistema bifásico e, em seguida, são separadas várias vezes. Ou seja, é uma técnica de purificação empregada para fracionamento de matrizes complexas como alimentos, produtos naturais, extratos vegetais e etc.

1.2. Cromatografia líquida de ultra eficiência (CLUE) ou Ultra Performance Liquid Chromatography (UPLC)

Localização: Central Crom (Sala J301)

Informações sobre o equipamento: A cromatografia líquida de ultra eficiência (CLUE) retém os mesmos princípios da cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), mas usa uma coluna de 1,0 – 2,1 mm de diâmetro com partículas menores que 2 µm. Uma técnica analítica que possibilita descrever e quantificar os componentes de uma amostra complexa como biofluidos, extratos vegetais e outros.

1.3. Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) ou High Performance Liquid Cromatography (HPLC)

HPLC-RI

HPLC-DAD

HPLC-UV

Localização: Central Crom (Sala J301)

Informações sobre o equipamento: A técnica se baseia no bombeamento de um solvente líquido pressurizado contendo o analítico o qual percorre uma coluna preenchida com a fase estacionária. As diferentes interações dos componentes da amostra, geram diferentes velocidades para cada componente e, assim à separação conforme eles percorrem a coluna. Uma técnica analítica que possibilita descrever e quantificar os componentes de uma amostra complexa como biofluidos, extratos vegetais e outros.

1.4. Cromatografia líquida de média pressão (MPLC)

EQUIPAMENTO EM MANUTENÇÃO

Localização: Central Analítica (Sala K202)

Informações sobre o equipamento: Uma técnica analítica que possibilita a separação de componentes de uma amostra complexa como extratos vegetais e outros.

1.5. Cromatografia Gasosa acoplada a detector de massas (Baixa Resolução) (CGMS)

Localização: Central Crom (Sala J301)

Informações sobre o equipamento: Um cromatógrafo utilizado para misturas de substâncias que sejam volatilizáveis com o aumento da temperatura.

2.  Espectrometria e espectroscopia

2.1. Espectrômetro de massas (EM)

Localização: Central Crom (Sala J301)

Informações sobre o equipamento: É o equipamento de maior performance que permite a determinação da composição de uma amostra complexa de forma exata utilizando dois analisadores simultaneamente: um analisador quadrupolo seguido de um analisador de massas por tempo de voo, permitindo a alta resolução.

2.2. Espectroscopia por Ressonância Magnética Nuclear (RMN)

Localização: Laboratório de RMN ao lado do Laboratório de Química Farmacêutica (Sala J202)

Informações sobre o equipamento: Esta técnica espectroscópica não destrutiva permite determinar a estrutura química de substâncias orgânicas puras ou em mistura. Extensivo também para a análise de marcadores em biofluidos.

3.  Equipamentos Básicos

3.1. Balanças

Balanças da Central Analítica

Balanças do Laboratório de Farmacognosia

Localização: Laboratório de Farmacognosia (Sala J204), Central Analítica (Sala K202), Laboratório de Química Farmacêutica (Sala J202)

Informações sobre o equipamentoBalanças analíticas são instrumentos de medição de precisão utilizados em laboratórios de análises químicas quantitativas, para determinar a massa de objetos sólidos, líquidos, pós e substâncias granulares.

3.2. Rotaevaporadores

Localização: Central Analítica (Sala K202)

Informações sobre o equipamento: Um equipamento que visa através da evaporação eliminar certos solventes que são, em sua grande maioria, orgânicos.

3.3. Liofilizador

Localização: Laboratório de Farmacognosia (Sala J204)

Informações sobre o equipamentoO liofilizador é um equipamento de secagem de materiais sem necessidade de aquecimento, ocorrendo através da sublimação. Um processo de desidratação recomendado para preservar alimentos perecíveis, princípios ativos, bactérias, etc. 


3.4. Espectrofotômetro UV

Localização: Laboratório de Farmacognosia (Sala J204)

Informações sobre o equipamento: Essa técnica é utilizada para a análise de compostos orgânicos e inorgânicos, e acontece através da incidência de um feixe de luz na amostra, que por sua vez separa a luz refletida de acordo com o comprimento de onda, medindo a quantidade de luz recebida, conforme a Lei de Beer.

3.5. Espectroscopia de infravermelho (IV)

Localização: Laboratório de Farmacognosia (Sala J204)

Informações sobre o equipamento: A técnica baseia-se no fato de que a maioria das moléculas absorvem luz na região infravermelha do espectro eletromagnético, convertendo-a em vibração molecular. Esta absorção é característica da natureza das ligações químicas presentes em uma amostra, podendo ser analisada e identificada através da leitura do espectro fornecido pelo aparelho.